sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pesquisa sobre deficiências intelectuais e altas habilidades

Oi pessoal,

alunos com DI e com Altas Habilidades me deixavam sem saber direito como agir, então participei de alguns seminários, fiz algumas capacitações e pesquisas o que facilitou o meu trabalho com eles. Decidi então fazer uma lista com as características e algumas ações possíveis para melhorar o aprendizado desses alunos.



DI - Principais dificuldades:

- falta de concentração
- entraves na comunicação e interação
- menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas (precisa de um sistema de aprendizado diferenciado)

Ações

Manter uma rotina estruturada, fazendo uso de regras claras e da repetição das orientações para favorecer a memorização.
Dividir as tarefas em pequenos passos.
Fazer uso de materiais e situações concretas.
Instruções acompanhadas de uma imagem de suporte, desenho, cartaz.
Manter o aluno no grupo, não deixá-lo isolado, não permitindo, porém, que os colegas façam por ele.
Envolver responsáveis no processo.
Suporte pedagógico especializado.
Organização da sala de aula.
Promover atividades de diversas formas de expressão.
Relacionar imagens com textos.
Fazer com que os alunos escrevam, não importa como ou o quê. "mmmm m mmmm mm "
Projeto Identidade (prof. auxiliar ):aprendizado significativo um livro sobre "sua vida" fotos, certidão, documentos...
Portifólio do aluno.
Quando o aluno estiver muito agitado deixar dar uma voltinha.
Fazer um rodízio com os outros alunos para que ajudem o colega na classe.
Atividades dinâmicas com muitas cores (giz colorido, canetinhas, lápis de cor)
Crianças inventarem suas próprias brincadeiras.
Ter em sala de aula materiais de arte para todos poderam pintar, colar, desenhar, moldar, para quando os alunos DI perderam o interesse pela tarefa ou para quando os outros terminarem.
Professores com acesso aos conhecimentos teóricos das patologias.
Parceria com especialistas.
Reuniões e seminários com os pais e especialistas.
Uso de materiais com diferentes texturas, cheiros, sons(leitura com gestos e sons do enredo)
Dificuldade de comunicação: músicas, brincadeiras orais, leituras com entonação apropriada, poemas, fonaudiólogo.
Elevar a autoestima, convencer os alunos em dificuldade que eles podem aprender.
O aluno precisa de um horário de atendimento individual para que seja observado como se organiza e expõe o pensamento.
Fazer reunião com pais e Seminários com profissionais especializados.
Devem ser disponibilizados materiais e equipamentos específicos, bem como estratégias, seleção e produção de materias que potencializem o desenvolvimento da aprendizagem.
Além das atividades coletivas, o aluno irá fazer atividades pessoais, que serão escolhidas por ele, de preferência em atendimento individualizado junto com a professora auxiliar. Essas atividades serão preparados pelo professor da matéria em ATPC.
O professor deve ter acesso aos conhecimentos teóricos durante seu horário de trabalho.
Parceria com especialistas.
Escola e família trabalhando juntas.
Seleção e preparação de materias em ATPC.
Horário com professora auxiliar.
Troca de estratégias entre os professores.
Palestras e/ou seminários com profissionais especialistas.
_________________________________________________________________________________

Altas habilidades - Características

- alto grau de curiosidade
- boa memória
- atenção concentrada
- persistência
- independência e autonomia
- interesse por pareas e tópicos diversos
- facilidade de aprendizagem
- criatividade e imaginação
- iniciativa
- liderança
- vocabulário avançado para a idade cronológica
- riqueza de expressão verbal
- habilidade para considerar pontos de vista de outras pessoas
- facilidade para interagir com mais velhos
- facilidade para lidar com idéias abstratas
- habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista
- interesse por livros e outras fontes de conhecimento
- alto nível de energia
- preferência por situação/objeto novo
- senso de humor
- originalidade para resolver problemas

Ações

Entrevista: o que eu sei - o que eu gosto - o que eu quero
Programas extracurriculares mantém o desafio, evitando a monotonia e as ausências.
Atividades extracurriculares que promovam a criatividade, a liderança e o pensamento crítico.(exposição)
Estímulo.
Monitoria na disciplina ( pesquisa e apresentação junto com o professor do próximo conteúdo)
Agrupamentos (projetos)
Aceleração
Enriquecimento (parcerias com instituições, voluntários, ensino à distância)
Planos de estudo auto-organizados.

Mariah Crepardi











Nenhum comentário:

Postar um comentário