quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Depoimento sobre leitura e escrita

Olá,
Antes de aprender ler e escrever, costumava ouvir, junto com meus primos, as histórias que meu avô contava. Pedia também, para uma prima mais velha ler para mim livros infantis e gibis, e acompanhava a leitura observando as imagens. Comecei a desenhar e inventar histórias oralmente. Na adolescência tinha um caderno, onde escrevia e colava figuras de tudo que me encantava e ao ler os depoimentos dos colegas neste fórum lembrei dele, estou com vontade de começar outro caderno agora, e dar essa idéia para os meus alunos, acho que iriam gostar, é como se fosse a "escrita marginal" como foi colocado muito bem na palestra do nosso encontro presencial.
A leitura me encanta, e como foi dito por Calligaris, Rubem Alves e Nilson José Machado;
"A literatura é o catálogo das vidas possíveis e impossíveis."
"A experiência literária é um ritual antropofágico."
"A peculiaridade do ser humano reside na escrita; os animais comunicam-se oralmente."
Mariah
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Olá Mariah
    Lembrei-me agora da festa do "Meu primeiro livro" e da importância de ver minha mãe chegando na escola,com um bolo nas mãos, sob chuva, com os pés molhados e atrasada para a entrega, mas da felicidade que trazia nos olhos e o orgulho estampado na face de ter mais uma filha alfabetizada e bem alfabetizada. Foi emocionante.

    ResponderExcluir