domingo, 29 de setembro de 2013


 Olá galera! Nosso grupo formulou uma situação de aprendizagem para trabalhar com nossos alunos em sala de aula, vejam e comentem o que vocês acharam.



A Diversidade dos Seres Vivos - Plantas, Animais e Fungos / 7º ano, Volume 2


Conteúdos e temas: diversidade dos animais - distinção entre endosqueleto e exoesqueleto; a coluna vertebral como elemento de diferenciação entre vertebrados e invertebrados; aspectos básicos e comparativos dos diferentes grupos de vertebrados e invertebrados; diversidade das plantas, com ênfase no sistema de circulação de água e na reprodução; diversidade dos fungos - características gerais.

Competências e habilidades: elaborar uma comunicação oral para relatar as características dos seres vivos estudados; procurar e selecionar fontes de pesquisa bibliográfica; localizar e reunir informações que tenham relação com a diversidade dos animais, das plantas e dos fungos; analisar a pertinências das informações localizadas com base nas questões de interesse; ler e interpretar esquemas e desenhos presentes em textos de natureza variada; diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos; relacionar algumas adaptações dos animais, plantas e fungos aos ambientes em que vivem.

Sondagem: exposição dialogada
- retomar as diferenças básicas entre os cinco reinos
- explorar o que os alunos compreendem pela ação de comparar
- destacar semelhanças e diferenças
- definição, função e diferenças entre os esqueletos
- pedir que o aluno apalpe sua própria coluna, estratégia interessante no momento de definir essa estrutura
- Se não há esqueletos nas plantas como elas se sustentam?
- Alguém já viu uma flor de samambaia?
- Será que pinheiros têm frutos? O que é uma semente?
- Os fungos não possuem sistema digestório e, por isso, não conseguem ingerir e digerir alimentos. Absorvem os nutrientes do meio em que vivem.

Problematização
- Dividir a classe em grupos propondo que façam um congresso científico, onde irão divulgar e debater os resultados de suas pesquisas.
- Cada grupo em posse do seu tema, fará uma pesquisa bibliográfica, um resumo, um cartaz e uma apresentação oral

Busca de dados de forma diversificada
- Pesquisa bibliográfica:
Questões para nortear as  pesquisas
1. Onde vivem os organismos estudados por vocês?
2. Que dificuldades esses seres vivos precisam superar para viver nesses ambientes?
3. Como cada um dos grupos estudados por vocês obtém alimentos? E energia?
4. Como esses organimos se reproduzem?
5. Que semelhanças existem entre os seres vivos estudados pelo seu grupo?
6. O que diferencia esses seres vivos?
Fontes de informação: livro didático, livro paradidático, revistas de divulgação científica, internet

Contextualização
Uma vez reunidos todos os materiais, os alunos devem fazer uma leitura criteriosa, anotando dúvidas e realizando sínteses pessoais. Os alunos deverão produzir um resumo referente ao tema de seu grupo, escreva o início de algumas frases na lousa para orientar os alunos na redação do seu resumo: o tema de nosso trabalho é......; selecionamos os animais.....para ilustrar o grupo....;as plantas que estudamos vivem...; observamos que a principal semelhança entre...e...é.....
Produzindo um cartaz:
- todo cartaz deve ter um título que deve ser escrito em letras grandes e com destaque
- deve transmitir mensagens de modo rápido, letras grandes e textos pequenos
- devem conter ilustrações dos seres vivos estudados.

Aprendizagem significativa e evolução conceitual
Apresentação dos conteúdos trabalhados. Orientação para críticas construtivas aos trabalhos dos colegas. É importante orientá-los a não ler a apresentação, é possível levar algumas anotações de apoio.

Sistematização do conhecimento
Após as apresentações fazer um grande síntese, tendo em mente os objetivos desse conjunto de aulas. Destaque os conteúdos essenciais e abra um espaço para ouvir as críticas e sugestões dos alunos sobre o trabalho realizado.

Aplicação o conhecimento em situações novas
A Situação de Aprendizagem incentivou o aluno a estabelecer comparações entre os subgrupos estudados.

Recursos Materiais e Tecnológicos
Livros, revistas, internet, cartolina, canetinhas, régua, cola, xérox, almaço, lousa e giz, caderno do aluno, imagens dos seres vivos estudados, tesoura

Avaliação
Tendo em vista que este conjunto de aulas favorece a aprendizagem de várias competências e habilidades, é importante fazer anotações ao longo das aulas sobre as produções dos alunos. Algumas dessas habilidades, como a de elaborar um apresentação oral para comunicar os resultados de suas pesquisas, devem ser avaliadas no momento em que são realizadas.

Propostas de Situações de Recuperação
Para os alunos que não conseguiram alcançar as metas propostas, é importante oferecer novas Situações de Aprendizagem que envolvam as mesmas competências e habilidades trabalhadas. A proposta de recuperação deve abordar as seguintes competências:
- ler, localizar e interpretar diferentes informações presentes em textos;
- selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
- relacionar informações representadas de diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.



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